Páginas

Marcadores

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TOPETUDO

Foto própria
- Desce já daí guri. Quantas “veis” preciso “dizê” que “pêsco” verde “fais” mal? “Óia” o que aconteceu com a “fia” da “cumadre”, não morreu porque não era hora!

- Pois é, se empanturrou tanto que quase “entroncou”. Eu não sou esganado como ela e não faço mistura. Não precisa tá enchendo o saco.

- Não me “arresponde” e desce já, ou preciso “apanhá u’a” vara?

De lombo duro o piá foi descendo lentamente e sorrateiro guardava no bolso algumas frutas inchadas.

- Vai “vê” se tem água no cocho dos porco e depois apanha “u’a” vassoura pra “varrê” o forno e vai “cortá” “azunha” que já tá igual um tatu. E por “falá” em tatu, não me vá pra escola com o nariz sujo.

- Tá, e o que mais?

- Não me “arresponde”. Será que.... “Óia”! “Teusirmão” mais “véio” nunca “foru” maroto. Te ajeita senão...

- Tá bem, já to cansado de ouvir isso.

- Não me “arresponde” tá cansado e não aprende? “Óia” a vara!

- Tá aí a diferença minha “fia”, resmungou a vó que debulhava milho. “Co’s” mais moço não havia conversa, a vara pegava logo. Tem que dá mimo mas tem que “sê” mais enérgica. O bate boca só deixa o miúdo cada “veis” mais topetudo.

- Ah! Mamãe, não venha “querê” “ensiná” o padre a “rezá” missa.

- Tá bem, depois não adianta “chorá” o leite derramado. To falando porque criei e eduquei tu e teus oito irmão e nunca passei vergonha por vocêis. Também nunca “iscundi” nada do teu pai e as varadas que “levaro” foi um santo remédio. E não me “arresponde”!

- Esses “véio”...!

- Tu já “corto” “azunha”?

Mastigando os pêssegos o guri gritou de longe:

- Ainda não tive tempo, será que tu não entende?


- Não me “arresponde”, “óia” a vara!
     

2 comentários: