Páginas

Marcadores

segunda-feira, 19 de maio de 2014

MODERNISMO VERBAL

De tempos em tempos, algumas palavras aparecem no vocabulário diário tornando-se moda, sendo empregadas com muita frequência. Certas pessoas ao pronunciá-las, transmitem uma impressão de “status”, modernismo e sabedoria.

Pois numa cidadezinha do interior, a qual adotei como de naturalidade, apareceu a não menos conhecida palavra “polêmica”. Era o xodó do palavreado da maioria dos habitantes. Qualquer assunto que vinha a tona, lá estava sendo empregada a “polêmica”. Cito os exemplos:

- Será que vai ter carnaval de rua este ano?

- Pois olha, ta uma “polêmica”.

- O Fulano ganhará a eleição?

- Pois é, anda rolando por aí uma “polêmica” no sentido de que...

E assim a cidadezinha ia no seu dia a dia e o termo cada vez mais usado, inclusive até mal empregado. O importante era introduzir a “polêmica” no assunto.

Mas como em quase tudo que se fala e que se ouve, tem gente que talvez por deficiência auditiva ou por ser mal sovado da língua, ou então por ter pouco contato, ou até nenhum com um dicionário, às vezes nos presenteia com certas pérolas, tal qual esta que ouvi.

Perguntei a um parceiro sobre o resultado de uma carreira de cavalos que era muito esperada e os palpites bem divididos e o índio velho de pronto me respondeu:

- Báh tiê! Ta uma “polenta” sobre o julgamento. Até agora não se sabe nada sobre o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário